sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Países Desenvolvidos do Norte II: Europa

* União Europeia

A União Europeia reúne hoje 27 nações e forma um dos blocos econômicos mais consolidados do mundo.


* Tratado de Masstrich e a criação da União Europeia

O tratado de Maastrich, em 1992, promoveu um aprofundamento do papel da Comunidade, dando inicio ao que se denominou União Europeia (UE). Procurou-se a partir daí reforça a cooperação politica, desenvolver a vertente social da Comunidade e melhorar a eficácia e legitimidade democrática das instituições.

Esse tratado trouxe efetivação de um mercado único, estabeleceu uma moeda unica, o euro, e a criação de um Banco Central Europeu.

Dando continuidade ao processo de alargamento, em 2004, mais dez países passaram a fazer parte da instituição: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e Republica Tcheca.

Vale ressaltar,porém, que nem todos os países da União Europeia utilizam o euro como moeda de troca. Por exemplo o Reino Unido, Suécia e Dinamarca.

* Aspectos econômicos

A Europa manteve a hegemonia econômica até a segunda guerra mundial. Após a segunda guerra mundial, os Estados Unidos emergiam como a maior potencia capitalista do mundo contemporâneo, deixando a Europa como coadjuvante no cenário econômico mundial..

Apoiado no Plano Marshal, originou transformações internas significativas. Dessa forma, a produção industrial e as exportações de produtos e também de capitais cresceram substancialmente. Muito dos produtos consumidos no mundo são feitos nesse continente.

O turismo, por exemplo, constitui uma atividade importante para a economia de vários países europeus rendendo grandes dividendos para seu PIB.

A agricultura europeia se destaca por ser altamente diversificada, por utilizar tecnologias avançadas e pela produtividade elevada.

Nos paises mediterrâneos  destacam-se as oliveiras na produção de azeite e os vinhedos na fabricação de vinhos.

Quanto a pecuária, ela é de forma intensiva. O rebanho mais importante é o bovino. A pesca, favorecida pelo enorme litoral. A exploração madeireira ocorre principalmente nas florestas boreais dos países escandinavos e constitui importante fonte de renda para esses países.

As extensas rodovias possibilitam a rápida locomoção. As ferrovias também se  destacam, com ligações de alta velocidade, como o TGV e o eurotúnel. O sistema hidroviário é fundamental para o transporte de cargas.

* Aspectos demográficos

A União Europeia possui cerca de 500 milhões de habitantes. A distribuição dessa população é bastante irregular, em virtude de fatores como o clima e o desenvolvimento econômico.

Em relação ao crescimento populacional, as taxas estão entre as mais baixas do mundo, chegando a ser negativas em muitos países. A queda nos índices de natalidade é o fator mais importante para entender esse processo.

* Deslocamento populacional no velho continente

A partir da década de 1970, com a crise econômica e o consequente aumento do desemprego os imigrantes já não eram tao bem vindos. Isso levou ao surgimento de movimentos contrários à  entrada e à permanência desses imigrantes.

Esse sentimento, caracterizado como Xenofobia, foi responsável pelo surgimento de partidos e grupos diversos resistentes à entrada de estrangeiros, em geral com ideologias neonazista e ultranacionalista de direita. A partir de então, muitos imigrantes e descendentes tornaram-se alvos de hostilidade.

* Federação Russa e Comunidade dos Estado Independentes (CEI)

A Russia apresenta um IDH próximo ao do Brasil e exerce um papel politico-econômico expressivo. A Federação Russa é o maior e mais importante republica da antiga União Soviética e lidera o conjunto de países que formam atualmente a CEI, mantendo, ainda hoje, uma forte influencia na região e no mundo, mesmo que de forma não tao contundente como nos tempos de guerra fria.

A CEI é uma organização  supranacional criada após a dissolução da URSS em 1991. Com exceção dos países Balcans e mais recente a Georgia.

Cerca de um terço da sua população, no entanto ainda vive na pobreza. A situação só não é pior por causa de alguns indicadores sociais, que conservam as heranças positivas caracterizadas do período socialista, como o índice de analfabetismo, que é de 0,6%.

Um dos maiores desafios a ser enfrentado pela Russia se refere aos movimentos separatistas que ocorrem no interior do país. O caso mais grave é o da Chechênia, uma pequena republica de maioria muçulmana situada na região do Cáucaso, próximo a Georgia.

* Países Bálcãs

Os países dos Bálcãs localizam-se no sudeste do continente europeu e englobam, na sua maioria, repúblicas formadas após o desmembramentos da antiga Iugoslavia, com exceção da Albânia.

O país que apresenta os maiores problemas decorrentes dos conflitos no interior da Iugoslávia é a Bósnia-  Herzegovina.

Um caso ainda não resolvido é o de Kosovo, que, assim como as demais ex-republicas iugoslávia, reivindica sua autonomia. Apesar de ter sido declarada independente em 2008, isso ainda não foi totalmente reconhecido internacionalmente. Este fato demonstra o caráter ainda extremamente dinâmico das fronteiras do continente europeu.





Fonte:  GEOGRAFIA  sociedade e cotidiano 3/ volume único Espaço mundial
Dadá Matins/ Francisco Bigotto/ Márcio Vitiello




segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Países Desenvolvidos do Norte I

* Características gerais dos países desenvolvidos

  • A origem das regiões desenvolvidas do planeta está diretamente ligada ao surgimento do capitalismo, de processos já estudado, como o mercantilismo, o colonialismo, o imperialismo e a globalização. O desenvolvimento comercial e industrial foi fator decisivo no estabelecimento da Divisão Internacional do Trabalho.


  • As condições que definem um país desenvolvido, é necessário analisar os dados referentes à economia, como o PIB, o IDH, as condições de vida da população, etc.


  • Pode-se perceber que os países ricos trazem como marca de desenvolvimento uma produção industrial; investimentos maciços em pesquisas e tecnologia, desenvolvimento agropecuário. A maioria da população tem acesso a emprego, moradia, transportes, saúde, educação, lazer e cultura, sendo uma pequena parte da população vivem em más condições de vida.


* Estado de Bem-Estar Social ( welfare state)

  • A politica caracterizada como estado de bem-estar social foi desenvolvida primeiramente nos Estados Unidos no governo de Roosevelt diante da grande depressão de 1929. Essa politica pressupunha direitos ao individuo, a um conjunto de bens e serviços. Sendo estes garantidos pelo Estado. Exemplos: a educação em todos os níveis, a assistência médica gratuita, o auxilio ao desemprego, a garantia de uma renda minima e recursos adicionais para a criação dos filhos.


  • Entretanto, o Estado do bem-estar social começou a passar por uma crise financeira  de grande repercussão , de modo que houve, a partir de 2008, uma redução significativa da produção, dos empregos e consumo.


* América Anglo-saxônica

  • É formada por Estados Unidos e Canadá que apresentam aspectos comuns em relação às características históricas, econômicas, e culturais.


  • Esses dois países possuem cerca de 340 milhões de habitantes e um território de quase 20 milhões de km² de área.


  • Contudo, a partir do seculo XVI, muitos europeus, entre espanhóis, ingleses, holandeses e franceses, disputaram essa parte do globo onde fundaram os primeiros povoados.


  • Nesse modelo de colonização, foram estabelecidas colônias de povoamento, nas quais is ingleses promoveram o desenvolvimento de um mercado interno. No entanto, nas colonias do sul, foi introduzido um sistema de exploração colonial fundamentado na monocultura em latifúndios., voltado para o mercado externo.


* Japão

  • É um dos países mais desenvolvidos economicamente, apresentado elevado IDH.
  • Embora seja composto de um arquipélago com cerca de 3400 ilhas, situadas no oceano pacifico, 97% da Área total do país é formada por somente quatro ilhas; Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku.


  • O relevo do japão se caracteriza pela predominância de montanhas. As planícies estão localizadas basicamente na faixa litorânea e nos sopés das montanhas, onde se concentra a maior parte da população.


  • A floresta é a vegetação predominante e cobre naus de 60% do território.Sua preservação é fundamental para o país.


  • O investimento no parque industrial priorizando as industrias de ponta,, como automobilísticas, eletrônica, naval, entre outras, a presença de mão de obra abundante, barata e extremamente disciplinada.


  • O governo japonês adotou politicas antenatalistas e emigratórias para aliviar a pressão demográfica e as tensões sociais no país.


  • O produto agrícola de maior destaque é o arroz, base da alimentação japonesa e único bem agrícola no qual o país é autossuficiente.


* Austrália

  • A Austrália possui uma Área de 7 713 300 km² e uma população de pouco mais de 21,3 milhões de habitantes. Com isso, sua densidade demográfica é uma das baixas do globo, com 2,6 hab./km² aproximadamente.


  • Na região denominada Outback, no interior do país, formado em sua maior parte por regiões áridas e desertas. As áreas mais úmidas, que apresentam florestas tropicais, situam-se no norte e no nordeste, onde os índices pluviométricos são elevados.


  • Do ponto de vista social, o país apresenta elevados níveis de PIB per capita, alfabetização  e expectativa de vida(80anos). Esse conjunto de indicadores levou o país a apresentar um dos melhores IDH do mundo, assumindo a segunda posição no raking  de acordo com o relatório da PNUD de 2009.


* Nova Zelândia

  • A Nova Zelândia é um país que possui elevado IDH, apresenta altos níveis de PIB per capita, alfabetização e expectativa de vida ( 79 anos ), o que o insere no grupo dos países desenvolvidos.


  • A população Neozelandesa é formada principalmente por descendentes de britânicos (86%). A ilha do norte concentra a maior parte da população.


  • A principal atividade produtiva do país é a agropecuária. Em virtude de seus atributos naturais, nos últimos anos, o país tornou-se polo do ecoturismo internacional, atraindo adeptos de esportes de aventura como  rafting, bungee jump e balonismo.


  • A Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais. Na ilha do norte, a atividade tectônica é constante, com a presença de vários vulcões e gêiseres; já na ilha do sul, há uma cadeia de montanhas de formação recente, os Alpes Neozelandeses, com altitudes superiores a 3000 metros e dezenas de geleiras de fiordes.






Fonte:  GEOGRAFIA  sociedade e cotidiano 3/ volume único Espaço mundial
Dadá Matins/ Francisco Bigotto/ Márcio Vitiello