terça-feira, 22 de maio de 2012

Entre 1945 e 1991!!

-Foi o conflito político, ideológico, cultural e militar indireto entre o bloco capitalista, liderado pelos estados Unidos contra o bloco socialista, liderado pela União Soviética. A guerra foi fria porque não houve declaração formal de guerra devido ao potencial destrutivo de ambos os blocos apesar disso as disputas militares ocorreram de forma indireta em outros países nas regiões periféricas ou de Terceiro Mundo.

- No bloco capitalista merecem destaque: Doutrina Truman (impedir revoluções socialistas),plano Marshall(recuperação econômica da Europa para abrir mercados e barrar o avanço socialista),Otan(aliança militar) e o Macarthismo( caça às bruxas, intolerância e perseguição aos suspeitos de comunistas nos Estados Unidos) enquanto no Bloco Socialista merecem destaque o Pacto de Varsóvia(aliança militar) e o Comecom(órgão econômico).

- A Guerra Fria forneceu uma justificativa ideológica para as práticas imperialistas das duas grandes potências apelando cada uma para a ameaça da potência inimiga.

- Momentos marcantes: Revolução e crise dos mísseis em Cuba (1959-1962); Construção do Muro de Berlim (1961); Guerra da Coréia (1951-1953); Guerra do Vietnã(1962-1975);Ditaduras militares na América latina apoiada pelos Estados Unidos. Destaque para o golpe liderado pelo General Pinochet no Chile, em 11 de setembro de 1973, contra o governo democrático e socialista de Salvador Allende; Invasão da Hungria(1956) e da Tcheco - Eslováquia( 1968, acabando com a Primavera de Praga) pela União Soviética.

- A União Soviética foi derrotada no Afeganistão por guerrilheiros apoiados pelos Estados Unidos, dentre estes merece destaque Osama Bin Laden, que , posteriormente se transformou em inimigo americano.

- A Guerra Fria acabou com a derrubada do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética (1991

Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos - GUERRA FRIA (1945-1991) 






Mundo Bipolarizado


Mescla de acontecimentos


Muro de Berlim





Queda da URSS


domingo, 13 de maio de 2012

Globalização!!!

            

            A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, politica, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência. Exemplos: